O RESUMO DAS COMPETIÇÕES DE 2024
O calendário de 2025 de Ultimate de Disc Golf já está fechado, os atletas já estão motivados e as primeiras competições deste ano estão mesmo à porta, mas vamos visitar o ano 2024 e fazer um resumo das conquistas das competições nacionais.
Ultimate Frisbee e Beach Ultimate
Pelas areias UFA, conquistou, na divisão de mix, open e woman, o primeiro lugar e ainda SOTG na divisão de woman. Foi um ano de ouro para a equipa algarvia. Serão as areias de Portimão especiais? Na divisão feminina contamos com a presença de LFO Girls e Marias 1 e 2. Destacamos Yulyia Akramova (UFA) e João Lopes (LFO) como os gladiadores das areias.
Já em relva, e num dia em que as intempéries desafiaram a resiliência dos jogadores, vimos a equipa Open de DiscOver e a equipa feminina Marias conquistar o primeiro lugar. Participaram também UFA, Vira’o’disco, Nortada, Gambozinos, LFO com uma equipa open e women. Gabriel Marques (Gambozinos), destaca-se no marcador. E na divisão women, sai em destaque Sara Costa (Marias). Na divisão de mix, DiscOver leva o primeiro lugar, logo de seguida LFO no segundo lugar. Gambozinos ganham o SOTG e Pedro Pascoal (DiscOver) posiciona-se no topo da tabela dos jogadores participantes.
Deixamos o melhor para o fim. A competição de indoor, que muitos dos atletas repudiam e alguns temem acabou por ter uma adesão acima do expectável. O frio de Dezembro não afastou os atletas que competiram o dia inteiro por terras de Leiria. A adesão à competição por parte das equipas foi, em número, muito positiva. No pódio ficou DiscOver 1 no primeiro lugar e Vira’o’Disco no segundo lugar. Nortada conquistou o SOTG. Estiveram também presentes LFO Beta e LFO Premium, Gambozinos, UC Burning Ribbons e ainda Pu’er Tea’m. Destacamos o atleta mais bem classificado nesta prova, João Lopes (LFO) e ainda três atletas com idades abaixo dos 16 que, segundo fontes seguras, são atletas promissores.
Disc Golf
Mas que grande sucesso, pelos 30+ participantes, que vieram de todos os cantos de Portugal para competir para serem Campeões Nacionais. Anunciamos o campeões:
Na divisão MA1 (Amador Misto): Konstantin Basos domina após uma primeira ronda menos espetacular, terminando no 1º lugar com uma ronda final impressionante com o recorde do percurso do -9! Gregor Marter conquistou o segundo lugar e Christian Stenevinge o terceiro lugar nesta divisão.
Na divisão FA1 (Amador Feminino): O 1º lugar vai para Yuliya Akramova, cuja precisão, consistência e foco no percurso lhe valeram uma merecida vitória! No pódio estiveram também Helena Rosell, que levou para casa a medalha de prata, e Sofia Pereira, a de bronze.
Na divisão MA40 (Amador Misto 40+): Rui Pires conquista o 1º lugar com os seus lançamentos suaves e precisos. Nesta divisão, João Duarte levou para casa a prate e Cyrus Williams as medalhas de bronze.
Na divisão MA50 (Amador Misto 50+): O 1º lugar vai para Patrick van der Valk, cujas jogadas seguras e toque no disco lhe garantiram a vitória nesta categoria competitiva. No pódio estiveram também Jorge Pedro, na 2º divisão, e José Sousa, na 3ª – na sequência de um emocionante play-off com Luca Giordano.
Na divisão MJ12 (Misto Júnior Sub 12): Manuel Giordano leva para casa o ouro com um impressionante espetáculo aos 8 anos. Rodrigo Coutinho conquista a prata em um segundo lugar muito próximo.
Aguardamos ansiosamente as conquistas e emoções fortes nas próximas competições!

