INTRODUÇÃO dos desportos de disco nas escolas.
Nota do Autor, José Amoroso.
Caros leitores e comunidade do Desportos de Disco,
Este livro é dedicado aos educadores e professores que trabalham comcrianças dos 4 aos 10 anos, um período crucial para o desenvolvimentoda motricidade. As atividades apresentadas neste livro têm comoobjetivo ensinar as crianças a manusear um disco – um objeto com umpotencial notável. A introdução dos desportos com discos contribuemdesde cedo para o desenvolvimento da coordenação motora;orientação espacial e lateral; bem como no contributo para oestabelecimento de bases para um excelente espírito desportivo.
O objetivo da criação deste recurso é o de potenciar o processo deeducação física através da integração das modalidades desportivas com odisco na sua estrutura curricular para os alunos mais jovens. A utilização dodisco não se destina à substituição do equipamento desportivo tradicional,como é o caso das bolas, mas antes, apresentando-se como umapossibilidade que amplia a diversidade e as oportunidades deaprendizagem. As atividades e os conceitos apresentados nestedocumento são o resultado de investigações científicas e são enriquecidospela experiência de vários anos na educação e na prática das modalidadesdesportivas com o disco em todo o mundo por parte dos autores.
Estudos recentes salientam que um número significativo de crianças nãoatinge os níveis recomendados de atividade física, negando-se,consequentemente, aos respetivos benefícios para a saúde. A educaçãofísica escolar assume um papel crucial na resolução desta questão, umavez que os educadores de infância desempenham um papel fundamentalno desenvolvimento da literacia física das crianças (Buckler & Bredin,2021; Vinci et al., 2023). A fase da infância constitui um período crucialpara o desenvolvimento das competências físicas, em particular dashabilidades motoras fundamentais que constituem a base para aatividade física ao longo da vida (Stodden et al., 2008; LeGear et al.,2012; Robinson et al., 2012; Buckler & Bredin, 2021).
Acreditamos profundamente na integração de atividades deDesportos de Disco no âmbito da educação física escolar, no sentidode potenciar o desenvolvimento das competências motoras e amanutenção da prática desportiva ao longo do tempo. Esta relação,em fase de desenvolvimento, é influenciada por diversos fatores,nomeadamente a perceção das competências motoras, a condiçãofísica e a composição corporal (Stodden et al., 2008).
Em representação deste projeto, é com profunda gratidão queagradeço à WFDF, aos autores, aos designers e aos editores. Acolaboração entre todos os intervenientes visa alcançar a visãocomum de introduzir atividades desportivas com discos nas escolas einspirar a próxima geração.
Atenciosamente, José Amoroso. Presidente da Comissão de Desporto Universitário e Escolar/Juventude e Desporto da WFDF